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Grécia: transporte


27/fev/2014 | Anielle Casagrande | #

Percebi que havia aeroportos em praticamente todas ilhas por onde passei. Infelizmente o acesso de uma ilha a outra (especialmente se uma delas for pequena) é muito cansativo e demorado, porque na maioria dos casos é necessária uma conexão em Atenas! Outra opção que observei são os barcos rápidos (catamarãs), que prometem fazer o trajeto em até metade do tempo que o ferry boat tradicional. Além do preço elevado do bilhete, nestes barcos você vai sentado como se estivesse num avião e não pode ver NADA alem de poltronas e cabeças. Pra mim isso não daria certo, porque eu gostei muito de viajar de ferry boat, tomando um ventinho e atenta a cada mudança na paisagem! DICA: lembre de não viajar de crocs, por causa das escadas rolantes no ferryboat.

Tirando os passeios de um dia em Mykonos e Delos, fizemos todos os trajetos com ferryboats da companhia Blue Star Ferries. Neste navio entravam caminhões, ônibus, carros, motos, pessoas e animais. Ficamos na parte econômica e acreditem: nós tínhamos total mobilidade entre as áreas simples, com direito a diversos restaurantes, cafés, lojas e lanchonetes. Para sentar, podíamos ficar em diversos locais cobertos ou abertos, enquanto o pessoal da primeira classe tinha poltrona numerada e devia ficar sentada em poltronas sempre na mesma sala, como no catamarã.

Tempo dentro do ferryboat

Atenas – Naxos: 4 horas.
Naxos – Santorini: 2 horas e meia.
Santorini – Paros: 4 horas e meia.
Paros – Atenas: 4 horas.

Outros meios de transporte que usamos foram os ônibus, trams (bondes) e metrôs, além dos barcos para passeios e muitos taxis. Em Santorini também são muito famosos os passeios de burro e de teleférico, que eu dispensei! Todos me deixaram muito satisfeita. Os barcos para passeios eram muito divertidos e tinham uma atmosfera de festa constante, mesmo na hora das refeições.

Repetindo o que disse no outro post, andar de tram em Atenas é muito fácil e agradável. Existe apenas duas linhas. O único probleminha que você pode ter é identificar e pronunciar o nome de cada ponto, mas sobre isto basta ler o post sobre comidas e alfabeto. Se quiser ir se preparando, o nome das linhas é: ΣΥΝΤΑΓΜΑ – ΜΟΥΣΩΝ e ΣΕΦ -ΑΣΚΛΗΠΙΕΙΟ ΒΟΥΛΑΣ (SYNTAGMA – MOUSO̱N e SEF -ASKLI̱PIEIO VOULAS). Para visitar o centro desça no ponto ΦΙΞ (FIX) e caminhe cerca de 10 minutos. Usávamos para ir da beira da praia até o centro diariamente, mas também fizemos diversos outros passeios com o tram. Pagamos 1,40 EUR para 1h30 de transporte integrado em Atenas.

metro e tram em Atenas

Mapa de trem e tram de Atenas. O tram é o rosa.

Os ônibus de “linha” nas ilhas eram na verdade ônibus de viagem e custavam cerca de 2,60 euros. Achei muito bom o sistema de criaram e não me perdi ou me confundi nenhuma vez. Achei apenas caro demais, afinal os trajetos nas ilhas são geralmente muito rápidos e às vezes era necessário pegar dois ou três ônibus para chegar aonde queríamos.

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Ferryboat Bluestar

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Burros e teleférico em Santorini

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Barco para passeios de um dia

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Tram (bonde) de Atenas

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Metrô de Atenas

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