Publicidade

Todo livro precisa ensinar alguma coisa?


24/abr/2024 | Anielle Casagrande |

Recentemente vi uma lista de livros infantis no Instagram que me deixou muito pensativa. Nela, havia apenas livros com grandes ensinamentos e seu autor defendia que todo livro infantil devia ensinar alguma coisa para os pequenos. Os temas trabalhados eram: educação sexual, empatia, frustração, paciência, inglês etc. A lista era boa, mas fiquei um pouco preocupada. Aliás, esse discurso é bem comum quando falamos de crianças. Já vi várias vezes pessoas defendendo que crianças devem sempre aprender algo com a leitura.

Será mesmo que as crianças realmente precisam estar sempre aprendendo algo? Não é gostoso simplesmente ler uma história legal? Lembro de ler boas histórias (sem grandes ensinamentos) quando era criança e adolescente e ficar apaixonada, presa na leitura, a ponto de ler muitos livros da biblioteca escolar um atrás do outro, inclusive quando tinha que ler livros por obrigação para a escola ou vestibular. Curiosamente, foi assim que me apaixonei pela literatura. Falando nisso, meus livros favoritos nunca tiveram grandes lições, ou pelo menos não eram lições muito claras, mas tinham sim boas histórias.

Também acho que é possível usar boas histórias para puxar o assunto e falar de grandes ensinamentos, caso os pais achem necessário. Livros não são apenas uma história linear e permitem muitas discussões, inclusive sobre as ilustrações. Você pode falar sobre paciência e cooperação usando “Lá no alto”, mesmo esse não sendo o foco claro do livro. Assim como pode ler este mesmo livro apenas para divertir seus pequenos e dar algumas boas risadas. 

No fim, eu ainda acredito que bons livros não necessariamente ensinam grandes lições, mas trazem boas histórias que encantam adultos e crianças. Ao mesmo tempo, nunca deixo de me encantar com o final (dessa vez com um grande ensinamento!) de “O urso rabugento”, que mostra que todos temos algo especial. 


Publicidade
^