Publicidade

Grécia: ilhas Mykonos, Santorini, Paros, Delos e Naxos

23/jan/2014 | Anielle Casagrande | #

ilhas-gregas

Saímos muito cedo do porto de Atenas em direção a nossa primeira ilha. Uma coisa que logo nos impressionou foi o tamanho do ferry-boat Blue Star que pegamos, que era gigante. Havia caminhões, ônibus, motos, pessoas e animais dentro dele (este dois últimos separados do resto, claro). O mar tinha uma cor tão linda em alto-mar que fiquei hipnotizada olhando e fotografando por algum tempo. Os trajetos de navio eram um pouco cansativos, mas logo descobri que a lanchonete no segundo andar servia um ótimo café gelado, cookies e salgados típicos, o que deixou a viagem mais interessante. No primeiro andar havia ainda uma loja e um restaurante, mas era um ambiente todo fechado então passei apenas alguns minutos lá. Havia ainda outros andares, mas nenhum deles tinha lanchonetes. Se você for viajar de ferry-boat na Grécia esteja avisado: é proibido subir na escada rolante de crocs, haha!

Naxos e Delos

A primeira ilha que fui foi Naxos, uma ilha enorme de 429 km². Para pegar o ônibus do hotel até o centro da ilha havia uma caminhada de cerca de 15 minutos que me deixou encantada. Passamos por diversos pastos e vimos muitos cavalos e cabras, sempre com a vista do mar de fundo e muitas oliveiras. LINDO e silencioso: havia apenas o som do mar e dos animais. Naxos é uma ilha muito tranquila, mesmo nas proximidades do centro (onde por sinal encontrei um bar que tocava apenas música brasileira e me emocionei). Ficamos hospedadas em Agios Prokopios, uma praia de areia macia. O hotel nesta ilha foi o mais bonitinho que passamos e era administrado por mexicanos, o que me fez desejar um dia largar tudo e abrir um hotel/restaurante/bar na Grécia também. Eram cerca de 30 pequenas casinhas com uma piscina e um restaurante no centro e tinha uma vista bonita para o mar. Ao lado do hotel, na areia da praia, havia apenas dois restaurantes! Logo ficamos conhecidas em um deles, que acabamos frequentando todos os dias. Uma coisa sinistra que percebemos no quintal deste restaurante: as cabritas e ovelhas fêmeas ficam sempre com as patinhas amarradas umas nas outras e de uma maneira bastante desconfortável, por deixar o animal arcado (para sorte de vocês não postei fotos). No centro da ilha, em frente ao porto, há diversos restaurantes. O nosso favorito era o ΠΙΚΑΝΤΙΚΟ, onde comi as melhores ‘tortinhas’ de queijo e espinafre da viagem toda.

Saindo de Naxos passamos a tarde na ilha de Delos, de minúsculos 3.43 km2, uma ilha muito curiosa onde praticamente não há casas e é patrimônio da Unesco. Ela também é famosa por suas ruínas e suas lendas, que garantem sua principal particularidade: não há sombra em Delos. JURO. O que mais me surpreendeu nesta ilha foram as ruínas de casas que observei pelas janelas, com diversos cômodos e pisos detalhados. Também há um museu nesta ilha que achei incrível! Uma parte dele mostra as bijuterias desde o início daquela civilização (lindas!) e também há uma sala que abriga diversas obras que tem como tema o pênis humano!

Minha mãe dando um pulinho em Naxos

Naxos vista do navio

Eu em Delos

Confira minhas fotos de Delos

Mykonos

Em seguida, passamos por Mykonos, que tem 86 km², que é a ilha mais badalada e também uma das mais bonitas que conheci. Conhecemos um restaurante na beira da praia que me garantiu belas fotos de lá, apesar dos preços elevados. Em Mykonos, alias, todas as fotos são de tirar o fôlego. Andamos de um lado ao outro a pé e nos surpreendemos com tantas lojinhas e ruelas agradáveis, sempre repletas de gatos como em todo país. Lojinhas de artesanato e bijuteria me lembraram muito o Brasil e especialmente a feirinha hippie de Curitiba. Vi brincos de madeira, acessórios de vidro, sapatos de couro feitos a mão e também vi algumas lojinhas que vendiam roupas hippies, incenso e tudo mais. Os cafés em Mykonos estavam sempre cheios e eram ambientes agradabilíssimos, com uma atmosfera de férias que não senti na capital, por exemplo. Claro que não deixamos de conhecer os famosos moinhos da ilha, que além de incríveis, têm uma vista linda do porto (foto do meio abaixo). O caminho para lá também era muito bonito e me surpreendi com o número de pessoas entrando na praia por todo lado, seja perto do porto, seja na frente da pracinha principal, seja de frente para os restaurantes! Em Mykonos parece que o tempo não passa e você está num sonho.

mykonos-cerveja-mar

mykonos-ferias-viagem

mykonos-ferias-paraiso-praia

Santorini

A próxima ilha foi a mais esperada. Santorini, com seus 73 km². Ficamos 5 dias em um resort maravilhoso a beira-mar (Kastelli Restort na praia de Kamari), de onde também saia um ônibus com destino ao centro da ilha. Lá, havia diversos ônibus estacionados lado a lado e bastava escolher qual destino desejado e embarcar. O preço por passeio era na faixa de 2,60 EUR e era feito em ônibus de turismo assim como em Naxos. Em Kamari há uma movimentada rua a beira-mar com lojinhas, bares, cafés e restaurantes onde você enjoará de tanto ver e sentir o cheiro dos polvos secando ao sol. Nesta rua, comemos em diversos restaurantes e nos apaixonamos pela pizza típica grega, inclusive anotando os ingredientes e batendo diversas fotos. Sobre as praias em Kamari: elas têm areia negra na beira da praia, mas dentro do mar se prepare para pedras negras. Leve um crocs ou compre no local um LINDO sapato para esportes aquáticos. Tentei ser forte e entrar descalça no mar e não foi possível: as pedras machucam mesmo os pés. Esta é uma das praias mais lindas que visitei e onde nadei. Tudo maravilhoso e a areia negra é incrível! Em Santorini desbravamos toda a ilha, de ponta a ponta, fazendo inclusive o passeio de barco até o vulcão Nea Kameni. Imaginem que Santorini é um forma de C e no centro fica o vulcão. No topo do vulcão há um vapor quente saindo do solo e em seu redor nadamos no mar onde as aguas são igualmente AQUECIDAS! Incrível! Também fomos duas vezes ver o famoso pôr-do-sol em Oia, que dizem ser o mais belo em todo mundo. Já ao sul da ilha fomos conhecer Akrotiri e a Praia Vermelha, que me ficam em uma região mais simples e tranquila onde moram muitos pescadores. Akrotiri é imperdível, confiram na wikipedia! Na triste hora de deixar Santorini consegui fazer uma foto de dentro do navio para mostrar o torturante caminho que tivemos que fazer de taxi todas as vezes que chegamos/saímos do porto da ilha. Percebam que é um enorme zigzag até lá em cima e Santorini fica praticamente toda em cima deste morro enorme. Esta com certeza foi a ilha que mais gostamos, porque simplesmente TUDO nela nos surpreendeu. Para completar, todos lugares que visitamos tinham ótima infra-estrutura, com diversas opções de hotéis, restaurantes, lojas e mercados.

Santorini incrível! Olha onde ficam as casas!

polvo-comida-tipica-santorini-grecia

santorini-vista-de-cima

sapatoquatico-crocs-pedras-santorini-praia-preta

Confira minhas fotos de Santorini.

Paros

Por fim, fomos para a ilha de Paros (196 km²). Como o nome sugere, é lá que o tempo parou. Brincadeiras a parte, Paros é uma ilha silenciosa como Naxos. Ficamos hospedadas na para Krios, em um hotel que tinha um caminho privativo de apenas 2 minutos direto até o mar, onde havia apenas UMA lanchonete, lembrando Naxos. Esta praia como a de Naxos era vazia, mas foi a que mais gostei de nadar. As fotos que bati nela mostram como a água era transparente e limpa. Também foi em Paros que bati as melhores fotos de toda minha viagem. Andando sem rumo pelo centro da ilha vimos igrejinhas, gatos e mais gatos, restaurantes, ruelas, cafés e até espiamos dentro de algumas casas no topo do morro. Para conferir o que estou dizendo, veja as fotos feitas nesta ilha: são demais! Em Paros também visitamos algumas igrejas e monumentos, como a Igreja das Cem Portas (wikipedia), onde fiquei espantada com a idade de tudo e com as ilustrações nos túmulos.

paros-grecia-ilha

paros-grecia

vista-hotel-paros

gato-grecia

paros-grecia-praia-paradisiaca

ilhas-grecia-mapa

Confira minhas fotos de Mykonos, Paros, Delos e Naxos.