Publicidade

A morte da lavanda


01/fev/2016 | Anielle Casagrande | # #

lavanda-morreu-secou-sol
Lembram do meu post sobre lavandas? Após um ano e meio, todas continuaram lindas aqui comigo. O mais engraçado foi que em todo este tempo, desde que comecei a cultivar lavandas em vaso em apartamento e fiz um post sobre isso, sempre vinha alguém me contar que sua lavanda secou e morreu. Minha avó mesma, com todo seu conhecimento sobre hortas e jardim, deixou sua lavanda morrer em poucos dias. Nunca levei muito a sério esta suposta dificuldade em criar lavandas, porque as minhas cresciam a floresciam lindamente.

Percebem que o texto está no passado? Pois é… Digamos que estou bem triste. Por apenas 5 dias deixei uma das minhas lavandas na lavanderia, onde não bate sol direto, mas recebe uma boa luminosidade por cerca de duas horas à tarde (bem pouco, eu sei!). Só no quarto dia percebi que seu tronco estava ficando mais marrom que o comum. Quando pus na sacada novamente, onde bate 5 horas de sol direto, já não tinha mais jeito. Ela só acabou de secar e morrer.

Foi tudo tão rápido que nem tive tempo de fazer algo. Em cinco dias o pé estava seco, morto. Passei a entender o que acontece com todas demais pessoas e pensei que poderia contar esta história para reafirmar o que eu havia descoberto no post anterior, lembram? Lavandas gostam muito de sol direto. Se sua lavanda morreu, bem-vindo ao clube, pelo jeito é mais comum do que você pensa. Na próxima vez arrume uma janela onde bata muito sol direto e me conte se percebeu a diferença.

Enquanto isso, os pés que ficam no sol continuam crescendo e florescendo loucamente, mesmo naquele vaso médio. A lavanda é mesmo surpreendente!

# #

Publicidade
^