Publicidade

Grécia: Atenas


13/jan/2014 | Anielle Casagrande | #

atenas-entardecer

Estrelando: minha mãe como garota propaganda.

Sempre sonhei em conhecer a Grécia. Tudo começou quando vi umas fotos na internet e não acreditei que aquilo tudo fosse de verdade. Acabei viajando com minha mãe na metade de setembro de 2013, que é quando começam a baixar os preços e “esfriar” entre muitas aspas. Quem já encarou Veneza no verão vai adorar saber que não tem nada de 40 graus na Grécia neste período. As temperaturas estavam na faixa de 24-29 graus e choveu apenas um dia, em outubro. PERFEITO!

No nosso pacote havia diversas opções de ilhas e hotéis. Assim, acabamos selecionando apenas hotéis perto do mar, inclusive em Atenas. Algumas pessoas acharão isto loucura, porque a maioria dos viajantes se hospeda perto dos monumentos ou do bairro Plaka. Eu mesma geralmente me hospedo no centro em 90% das minhas viagens. Mas este caso é outro. Aposto que você vai mudar de opinião!

O nosso hotel se chamava Coral e ficava na beira-mar (35 Possidonos Avenue) (foto) mais precisamente na região de Paleo Faliro e muito próximo de uma rua bem movimentada mas ao mesmo tempo bonitinha, cheia de restaurantes, lojinhas, livrarias e salões de beleza (Agiou Alexandrou). Da nossa janela tivemos a vista mais encantadora de Atenas, que possui uma orla linda ao redor da praia especialmente neste ponto. Estátuas, parques, locais para prática de bocha e xadrez, um tabuleiro de xadrez gigante, navios passando e claro, a região onde as pessoas nadavam no mar. Acreditem: mesmo sendo uma capital, as pessoas nadam no mar em Atenas, e era bem em frente ao nosso hotel o ponto mais badalado. Para ir ao centro da cidade pegamos o bonde elétrico, que fazia um trajeto super bonito e agradável (metade beira-mar, metade no centro da cidade) que nos deixou impressionadas. Há apenas duas linhas de bonde então é praticamente impossível se perder usando-o. O preço que pagamos foi 1,40 EUR para 1h30 de transporte integrado, sendo que tanto o bonde quanto o ônibus saiam da esquina do nosso hotel. Quem diria que 20 minutos dentro de um bonde elétrico poderia ser tão agradável em uma capital? Pensem nas capitais que vocês conhecem. Só em Atenas mesmo!

entardecer-mar-atenas-praia

metro_atenas_mar_praia

No primeiro dia em Atenas sentamos em um restaurante e o garçom nos trouxe uma jarra enorme de água fresca, tirada de um bebedouro no centro do restaurante. Achamos aquilo muito engraçado e percebemos que todas as mesas tinham seus jarros, que eram sempre mantidos muito cheios. Com o tempo percebemos que esta prática é muito comum em toda cidade e em qualquer bairro que fossemos, éramos recebidas com uma jarra de água fresca e dois copos.

Chegando ao setor histórico, compramos o ingresso e fizemos quase todos os passeios turísticos, sendo um mais incrível que o outro. É lindo rever as fotos e lembrar como a vista da Acrópoles, por exemplo, estava sempre de fundo em quase todas nossas caminhadas pelo centro, por ser bem no alto. E de cima da Acrópoles dava para ver toda cidade e o mar, lindo também. É enorme o número de habitantes em Atenas (quarta capital mais populosa da união europeia) e isso explica porque não vemos casas lá e sim apenas pequenos prédios. Uma dica de ouro para quem vai para Atenas é: acorde cedo e faça o máximo de passeios que conseguir, porque alguns sítios arqueológicos infelizmente fecham muito cedo.

atenas-historico-monumentos

vista-atenas-monte

atenas-praia-monumentos

ruas-atenas-casas-coloridas

Atenas foi o lugar que mais amei na Grécia. A cidade une tudo de mais maravilhoso do país, com praias ótimas, vistas lindas, monumentos incríveis, bons museus e ainda toda sua história. O clima é muito agradável e as pessoas são muito abertas e simpáticas, me lembrando um pouco os brasileiros! Até a música ajuda para criar este ambiente mágico (confira aqui uma música que ouvi muito por lá). Recomendo que fiquem pelo menos 4 dias em Atenas para poder conhecer bem tudo que ela oferece além dos pontos turísticos, como o mar, que muitos turistas acabam desprezando por falta de tempo.

Confira minhas fotos de Atenas.

#

Publicidade
^