Publicidade

Vedando janelas antigas do vento


09/jul/2017 | Anielle Casagrande | # # #

Já fiz uma série de posts sobre minha reforma, inclusive contando como troquei quase todas janelas do meu apartamento novo (Leia mais). Como é um imóvel muito antigo, as janelas eram todas de vitrô. A maioria estava enferrujada, quebrada e emperrando. Hoje, três anos depois, ainda não troquei as janelas antigas que sobraram.

Eu não penso em trocar tão cedo as janelas, porque das que ficaram sem trocar, tem duas de 4m e uma de 3,5m. Uma das de 4m é a porta da sacada na sala, ou seja, tudo isso ia sair uma fortuna. E é bem essa porta/janela da sala que me fazia congelar no inverno, pois passava muito vento. Eu precisava achar uma forma de resolver esse simples problema.

A solução foi mais simples do que parece, e muito mais barata do que eu esperava. Comprei algumas fitas auto-adesivas de vedação e pronto! Agora vou explicar um pouco como usei e quanto custou tudo isso.

Primeiro eu dei uma boa olhada nos pontos em que passava vento na janela. E olha que era tanto vento, que sacudia a cortina. Também fotografei os pontos para poder lembrar e explicar na loja de ferramentas. Algumas dessas fotos são chocantes, já que algumas frestas são tão grandes que consegui passar dedos por elas.

Comprei dois tipos de fita, uma de espuma e outra peluda. O vendedor me explicou certinho em que situação usar cada uma, e vou mostrar pra vocês!

Fita de espuma auto-adesiva

Esta fita custou bem barato: 15 reais o rolo com 5 metros de comprimento. O que comprei foi o Veda Fresta Pvc Preto 20mmx4mmx5m Betters. Ele serve para locais em que há pressão, mas não chega a esfregar o local. Por exemplo bem no meio, onde fecha a porta. É legal que ela se amassa e fica bem apertada, protegendo do vento. Também da para usar duas, de frente uma para a outra, parece vedar melhor ainda dependendo da fresta.

Fita peluda auto-adesiva

Esta também tinha 5 metros de comprimento, mas custou 40 reais. Comprei essa: Veda Fresta Auto Adesivo 7mmx8mmx5m Betters. Trata-se de uma fita peluda, que diferente da outra, aguenta ficar em partes que correm; se esfreguem. Se for usar a outra, por exemplo numa janela de correr, vai arrancar a fita aos poucos. Já essa, vai amassar os pelinhos, sem cair! Em alguns locais eu usei duas dessas, de frente, por exemplo em cima da porta, e vedou perfeitamente o vento. Os pelinhos acabam se misturando e formando uma barreira, sem arrancar a fita.

Conferindo se deu certo

O teste final para conferir se vedou tudo mesmo, foi fechar a cortina e ver se ela não mexia como antes. E ela não mexeu! Viva bigsmile

 

# # #

Publicidade
^