Publicidade

Bibimbap mais simples, rápido e fácil possível!


09/abr/2018 | Anielle Casagrande | # # #

Eu conheci essa maravilha num restaurante coreano faz pouco tempo, mas mesmo assim parece que somos velhos conhecidos, haha! Acontece que o Bibimbap é um prato tão mas tão gostoso que volta e meia me pegava pensando como fazer uma versão super simplificada dele em casa. Afinal parece um prato pra lá de simples, certo? Mas na verdade ela tem vários detalhes chatinhos como a pimenta coreana, o arroz oriental… Confesso que cometi vários pecados culinários criando essa receita, mas entendam, receitas perfeitinhas e complexas já tem aos montes, faltam receitas simplificadas… bigsmile

Essa receita é para 2 pessoas.

Ingredientes

2 xícaras de arroz cozido
1 xícara de abobrinha em palitinhos
1 xícara de cenoura em palitinhos
1 xícara de moyashi (broto de feijão)
1  xícara de cogumelo shitake em tiras
1  xícara de pepino em palitinhos
1 xícara de espinafre
2 ovos
Pasta de pimenta vermelha
Óleo de gergelim
Cebolinha
Gergelim

30g de carne de boi em tiras (opcional)

  • Observações:
    Claro que você pode inserir, aumentar ou eliminar ingredientes conforme seu gosto pessoal. Na foto da receita vocês podem perceber que usei apenas abobrinha, pepino, cenoura e cogumelo. Pra melhorar estava sem shitake e fiz com funghi!
  • Os “palitinhos” são o corte Julienne; tenta deixar do tamanho de um fósforo +-. Se preferir e for folgado como eu, passe no ralo grosso. Espero que nenhum chef me xingue nos comentários.
  • Esse prato também pode ser vegetariano ou vegano. Basta remover a carne, para os vegetarianos, e a carne e o ovo para os veganos.

Como fazer

Como você provavelmente não vai ter a pimenta coreana gochujang em casa, tá liberado usar o que você achar. Eu usei um molho caseiro que tinha feito com malagueta. Mesma coisa o arroz: se não tiver o arroz correto, que é o oriental, se vire com o que tem, podendo ser o comum, integral, ou até com grãos. Desculpe, chefs, afinal estamos no país da pizza doce e do sushi de goiabada.

Enquanto o arroz cozinha, é hora de temperar e preparar os legumes. Ensinarei a fazer tudo isso separadamente, sem misturar o legumes. Porém, como o bimbimbap é servido com os ingredientes separados sobre o arroz mas na hora de comer o correto é misturar tudo, você pode misturar tudo durante o preparo também. Bem mais prático e rápido, certo?

Tempere a carne com uma mistura de 1/2 de colher de chá de shoyu e meia de óleo de gergelim. Se quiser, coloque um alho bem picado também e pimenta do reino. Leia as instruções de preparo do moyashi na embalagem, mas o padrão é: mergulhar na água quente por um minuto e depois escorrer e deixar esfriar. Salpique a abobrinha, pepino e cogumelo com sal e deixe descansar uns 10 minutos, para depois espremer o excesso de água. Faça uma misturinha igual a da carne para cada legume e tempere-os. Experimente individualmente para ver se não falta um salzinho e uma pimenta. Leve os demais ingredientes separadamente a uma frigideira com pouco óleo, mexendo rapidamente. Frite o ovo sem virar, para manter a gema mole. Se estourar a gema, não tem desespero.

Hora de montar os pratos! Coloque o arroz no fundo do prato. Cubra com os vegetais, mantendo cada um separado, dando a volta no prato. Coloque o ovo no meio do prato. Salpique com gergelim e cebolinha. O molho de pimenta é servido a parte, para cada pessoa se servir. Lembre que na hora de comer, você deve mexer todos ingredientes de forma a misturar tudo muito bem. Se você estiver indignado percebendo que cozinhou e organizou todos ingredientes separadamente para depois acabar tudo misturado, bem, da próxima vez você pode colocar tudo junto na panela, mas o prato não ficará tão bonito e não terá a aparência do bimbimbap!

Resumo
recipe image
Nome da receita
Bibimbap mais simples, rápido e fácil possível!
Autora
Data de publicação
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
Nota média
51star1star1star1star1star Based on 3 Review(s)
# # #

Publicidade
^