Publicidade

Enquanto você é criança


25/out/2023 | Anielle Casagrande |

Estava pensando sobre como acho que meu filho ainda é muito pequeno para compreender algumas comemorações. Será que ele entende o que é um presente de natal? E uma festa de aniversário? Dia de se vestir de saci na escola? Dia das crianças? Dia de levar um ingrediente para sopa coletiva ou piquenique na escola? Confesso que andei deixando tudo isso em segundo plano, certa de que para ele ainda não fazia sentido. Até perceber que a infância passa tão rápido… 

Em no máximo 10 anos, ele já estará se distanciando do universo infantil. Não gostará mais dos desenhos de criança pequena que vê hoje, nem de sorvete azul, nem do quarto decorado com dinossauros coloridos, nem de tomar banho comigo (ainda bem) e não brincará mais de chapeuzinho vermelho fantasiado. Não caberá mais sentado no carrinho do mercado, pegando tudo que seus bracinhos alcançam. 

Será meu companheiro de cinema, teatro, show e viagens. Escolherá sozinho seus livros e terá sua banda favorita, que com certeza não será Galinha Pintadinha nem Mundo Bita. Teremos longas conversas importantes. Tocaremos piano juntos. Ele caberá cada vez menos no meu colo, ano a ano, mês a mês, e passará a preferir sentar-se ao meu lado. Aos poucos, deixará de ser criança, assim como um dia também deixou de ser bebê. 

Pensando em tudo isso, tomei a decisão atrasada de celebrar sua infância. Comprei a tal fantasia de saci, que eu não ia comprar. Comprei também vários tipos de torrada para a sopa coletiva na escola, na esperança que ele experimente alguma. Também resolvi que vou na festa da escola no sábado, que eu não queria ir porque é muito cedo. Comemorei no banho que seus pés estavam imundos de tanto pintar hoje na escola e aproveitei para fazer cócegas enquanto esfregava. 

Banho dado, pijama vestido, dente escovado, fiz ele dormir mamando e abraçado em mim, como ele tanto gosta. Assim que dormiu, continuei abraçada nele um tempo pensando em como está passando rápido. Falta menos de um mês para seu aniversário de 3 anos. 

Eu prometo que vou permitir e incentivar que você seja uma criança livre para brincar, se sujar, errar e aprender todos os dias, até quando você quiser. 


Publicidade
^