Publicidade

Deixe o bebê te guiar


01/ago/2022 | Anielle Casagrande |

Por muitos meses eu fiquei apavorada quando precisava brincar sozinha com o bebê. Não me achava criativa e muito menos engraçada o suficiente. Me faltavam ideias para entreter ele e inventar brincadeiras. Me sentia péssima, falhando de diversas formas. Comecei a falar sobre isso em grupos de mãe e recebi acolhimento: descobri que não era a única. Tinha mãe inclusive que odiava brincar. Algumas até relatavam um grande pavor de barbies e carrinhos. Outras odiavam ter que sentar no chão.

Minha vida mudou quando alguém (queria lembrar quem!) me disse que bastava deixar o bebê guiar a brincadeira. Você não precisa ser engraçada nem criativa para observar e brincar junto. Bebês são capazes de inventar diversas brincadeiras com absolutamente qualquer objeto, então tudo que temos que fazer é ficar perto. As brincadeiras vão surgindo sozinhas. E quanto menor a criança mais fácil ainda: até tampa de panela garante horas de diversão.

Quando entendi que bastava acompanhar e deixar o bebê guiar a brincadeira, ficou tudo mais fácil e mais leve. Parei de me cobrar tanto e me sentir desinteressante. Comecei a interagir mais e melhor com meu filho. Passei a ver muito potencial em latas, potes, vassouras, escovas de dente e muito mais. É impressionante como um bebê pode nos guiar por horas e horas. Eles vão sozinhos pulando de um interesse ao outro.

Primeiro, ele pede para ler um livro. Depois lemos outro. Depois ele monta uma grande pilha de blocos sozinho enquanto eu reviso uma crônica que escrevi mais cedo. Depois ele aponta para as canetas e a gente desenha juntos. Ofereço uma maçã. Desenhamos mais um pouco. Espalhamos as cartas do jogo da memória pelo chão e viramos uma a uma no ritmo dele. Quando vou ver já se passaram várias horas. 


Publicidade
^