Publicidade

Como engravidei sendo que eu não ovulava


25/ago/2020 | Anielle Casagrande |

Eu descobri que meu corpo não ovulava quando resolvi encher o saco da médica por causa de uma cólica forte. Eu estava incomodada porque já tive um cisto hemorrágico (como já contei antes), pedi para ela me examinar e ver se não era o caso novamente. Ela concordou e sugeriu fazermos um ultrassom em alguns dias e deu a ideia de aproveitar para fazer um controle de ovulação. Foram três ultrassons naquele mês e nem sinal de folículo (que é de onde vem o óvulo!). Nesse primeiro mês ela me explicou que é normal não ovular todo mês e faríamos tudo de novo no mês seguinte. Sem desespero. Ainda!

Foram no total 14 meses repetindo séries de ultrassons todos os meses, com alguns medicamentos no meio do caminho, até conseguir engravidar (obviamente nunca imaginei que ele seria um bebê da pandemia). Importante frisar que o padrão é fazer exames de fertilidade, inclusive esse controle de ovulação, apenas UM ANO após estar tentando engravidar sem conseguir. Meu caso foi diferente por causa dos cistos que me perseguem quando fico sem pílula/ DIU. Definição de infertilidade: mais de um ano sem conseguir engravidar naturalmente, sozinho, sem acompanhamento médico. Eu levei mais que isso COM acompanhamento, vários exames e remédios! Teria levado muito mais se fosse esperar um ano até descobrir que não ovulava, já pensou?

Muita gente me pergunta como é a sensação de não ovular, se tem algum sintoma. Não, gente, não tive nada. Inclusive seguindo os ~sinais do corpo~ estava tudo em ordem, menstruava normalmente e os testes de ovulação davam positivo. Todos apps de ciclo menstrual também sinalizavam que eu estava ovulando normalmente todo mês. Para saber se você ovulou o único método confiável de verdade é ultrassom antes e após a ovulação. Todo resto não é confiável, só olhar pra minha história.

Logo de cara ela me receitou ácido fólico e inositol. Meses depois começamos com um remédio de verdade, a Metformina. Esse remédio me deu muito enjoo e me fazia vomitar, mas só nos primeiros meses. Mas continuava sem sinal de ovulação nos ultrassons, então após 14 meses ela me receitou um indutor de ovulação.

Chegando no consultório comentei que achei estranho que vinha o dobro de doses na caixinha do indutor de ovulação e a médica logo percebeu que pro meu desespero tomei apenas metade do remédio. Mesmo assim, lá estava um folículo, ainda pequenino e apenas um, mas estava lá. Como devem ter percebido, é normal ter mais de um folículo (quando você toma o remédio direito, risos), o que aumenta as chances. Já na primeira consulta a médica nos explicou sobre o risco de gêmeos. Além de precisar de mais planejamento financeiro, ter gêmeos é gravidez de risco e nem todo mundo está disposto a passar por isso.

No ultrassom seguinte ele estava ainda maior, no tamanho ideal (2cm) e o endométrio também (cerca de 7mm), então fui encaminhada para tomar uma injeção de hormônio HCG na mesma hora. Esse remédio faz o folículo liberar o óvulo na marra em cerca de 36 horas. Viva! O nome desse método é coito programado. Bem, acho que deu pra entender o porquê, né?

ALERTA: nunca tome indutor de ovulação sem acompanhamento médico e sem fazer os controles de ovulação. Os riscos são MUITO GRAVES, por exemplo de hiperovulação. Infelizmente isso é extremamente comum no Brasil e você vê gente falando disso em todos grupos de facebook ou fóruns de gravidez. É assustador.

7,13, 15, 22 e 25 semanas

Ou seja, dois dias depois, mais um ultrassom. E lá estava o folículo vazio após ter liberado o óvulo no dia anterior e o endométrio já estava com 1cm. Tinha dado certo! A indicação seguinte era esperar 14 dias e fazer o exame de sangue para gravidez.

Foi quando lendo sites gringos descobri dois conceitos totalmente novos para mim: Two Week Wait (duas semanas de espera) e Beta hell (o inferno do HCG). Talvez pra quem não sofre de infertilidade pareça uma grande bobagem, mas na época achei legal ler mais gente passando por isso, afinal era tudo novidade pra mim. Finalmente eu tinha um óvulo e podia torcer por ele smile

Two Week Wait – a espera de duas semanas até o exame de sangue

O ideal para fazer o primeiro teste de gravidez de sangue após injeção de HCG é duas semanas. É um caminho de muita expectativa e também gente enchendo o saco. Essa gente que enche o saco nunca é gente com problema pra engravidar, pode observar. Só quem compreende quem tem infertilidade é quem também tem infertilidade. O ideal mesmo é passar por tudo isso em segredo, na minha opinião.

Voltando ao assunto: durante a TWW você vai perceber que as caixas de alguns testes de gravidez de urina falam que detectam a gravidez antes da data esperada, porque tem maior sensibilidade. Alguns desses testes custam menos de dez reais no Brasil. É meio irresistível testar antes da data do exame de sangue, não? Se até gente sem problemas de fertilidade faz isso… O que nos leva ao beta hell!

Beta Hell – o inferno da dúvida se o HCG está subindo

Quando você toma uma injeção de HCG na verdade você não deve fazer teste de sangue ou urina antes de 14 dias porque esses testes medem justamente o HCG no seu corpo. Mas um jeito de saber se o HCG da injeção está saindo do corpo ou aumentando (gravidez), é fazer testes de gravidez em dias diferentes e ver se a linha some ou continua ali. 

Acontece que eu estava escrevendo um post pro blog sobre o termômetro basal e app para engravidar e resolvi mostrar como era legal o leitor de teste de gravidez. Usando a bula do remédio e considerando a dose que recebi percebi que as chances de ter um falso positivo (afinal testes de gravidez medem justamente o HCG) era bem baixa após dez dias da injeção de HCG, então decidi fazer um teste nesse dia para fotografar. Ao vivo não via linha nenhuma, mas no modo “contraste” do app, lá estava ela. Socorro? Seria uma linha de verdade? Seria restinho do HCG da injeção?

Foi assim que googlei sobre testes de urina após injeção de HCG e descobri o conceito do beta hell. Para minha surpresa, após 3 dias, a linha estava ainda mais forte. UAU! Esperei o dia certinho e fiz o exame de sangue e realmente estava certo o que vi nos exames de urina, quando as linhas ficavam mais fortes. Eu estava mesmo grávida e o HCG no meu sangue estava subindo (precisei fazer 3 exames de sangue em dias alternados porque infelizmente tive uns problemas no começo da gravidez).

Testes de urina com 3 dias de diferença

Observação: maioria das pessoas nos fóruns gringos passando pelo beta hell fizeram inseminação e estão torcendo que o beta suba para confirmar a gravidez. Também lembre que cada dose de injeção tem uma duração diferente no seu corpo (eu tomei uma dose de 500ui). E por fim lembre que existem vários tipos de teste de gravidez e alguns têm maior sensibilidade (maioria tem 25mUI; os que detectam antes da data prevista têm 10).

Vida que segue smile

Teve gente que achou estranho eu ter tentando engravidar enquanto estava na faculdade. Eu poderia explicar aqui os acordos que tenho e fiz na época com meu marido (e super parceiro pra vida) e as conversas que tive com a obstetra. Mas não gosto de ficar me explicando, então vou falar o que penso sobre isso de forma geral, sobre qualquer caso e não apenas sobre mim.

Não tinha como saber quanto tempo levaria para engravidar. Não faria sentindo algum eu sair da faculdade e ficar esse tempo todo apenas esperando engravidar e só pensando nisso, o que poderia ter levado muitos anos e ia gerar muita ansiedade. É por isso que eu acho que, com ou sem problemas de fertilidade, a vida segue e é melhor assim.


Publicidade
^