Publicidade

Receita fácil de Knödel


07/abr/2014 | Anielle Casagrande | #

Esta receita é usada na minha família e decidi postar aqui mesmo não sendo a receita mais conhecida deste prato alemão. Meu avôdrasto, que é designer de joias e ourives, não pode comer ovos, leite nem farinha. É culpa dele esta receita ser tão simples e fácil de fazer. De quebra, ela é perfeita para quem também precisa ou prefere evitar ovos, leite e farinha.

Antes que perguntem onde está a farinha de rosca, o ovo, a batata crua etc: lembrem que esta é uma receita de família. Também lembrem que há diversos tipos de Knödel/Kloß: de pão dormido, de batata (este do post), doce etc.

Quem já foi na oktoberfest sabe do que estou falando. Se você mora no sul do Brasil já deve ter visto também: aqui em Curitiba não é difícil encontrar (aqui na esquina de casa por exemplo, vendem as bolinhas desidratadas já em saquinhos). Além de na Alemanha e no sul do Brasil, também são encontrados na Áustria, Republica Checa, Hungria, Sérvia, Eslovênia, Ucrânia e norte da Itália. Claro que as receitas variam de região para região. Para quem não conhece, imagine um nhoque gigante mas com textura mais molhadinha. Isso porque na minha receita não vai pão dormido, que é a segunda versão mais famosa do prato.

O Knödel geralmente acompanha pratos com carne, mas em casa eu gosto de comer com molho de cogumelos ou molho de tomate caseiro. Nesta foto abaixo está o Knödel que comi um dia na Uni de Ciências Aplicadas de Munique. Para todas as refeições havia duas opções de comida no refeitório, uma com carne e outra vegetariana (muitos alemães são vegetarianos. MUITOS MESMO). Normalmente as duas vinham com um Knödel ao molho como este:

knodel-na-universidade

Ingredientes

500g de batata
1/2 xícara de fécula de batata
1/2 colher de sopa de manteiga (sem lactose, se necessário)
1 colher de chá de sal

Como fazer

Cozinhe a batata com casca. Escorra, descasque e faça um purê. Quando esfriar adicione a fécula, manteiga e sal, misturando bem. Por fim amasse bem com as mãos. A massa deve ficar bem lisinha e desgrudar das mãos. Modele bolinhas de cerca de 5cm de diâmetro.

Ferva água em uma panela grande. Vá adicionando os Knödeln de 5 em 5 e assim que cada um boiar, espere um minuto e retire. Deve levar uns cinco minutos para que eles bóiem. Esta receita rende dez Knödeln grandes.

knodel1

knodel2

knodel3

Para os curiosos, achei aqui uma foto de um Germknödel que comi uma vez numa feira em Karlsruhe. Trata-se de uma versão doce do prato, típica da Áustria:

knodel-doce-austriaco

#

Publicidade
^