Publicidade

Tim-tim!


05/abr/2023 | Anielle Casagrande |

Estávamos reunidos no sofá comendo uma pizza em família quando meu marido levantou o copo de coca-cola e brindou com o copinho de suco do nosso bebê e os dois comemoraram juntos: tim-tim! Claro que o bebê fala titi, mas você entendeu e eu também. Depois meu marido imitou o som de um arroto de brincadeira e o bebê repetiu! Fiquei chocada!

Nossa hora comecei a questionar meu marido sobre as coisas que o bebê anda aprendendo com ele. E ele rebateu: ele também aprende coisas com você. Vou confessar que essa resposta me deixou paralisada. Quanta coisa o bebê também aprende comigo? E com as outras pessoas? E até com os cachorros, se for pensar? Que criança nunca teve curiosidade com o pote de água do cachorro e nunca tentou comer biscoito direto do chão sem usar as mãos? Só as que não tem bicho em casa!

A maioria das coisas ele aprende sozinho, sem ninguém ensinar. Quando passamos tempo juntos percebo que ele imita algumas coisas que a gente faz. Ontem por impulso eu estava roendo unhas quando percebi que ele colocou o dedo na boca, igualzinho. Tirei a mão dele e falei que não era legal roer unha. Depois fiquei pensando que ele só estava me imitando. Uma vez nosso cachorro estava roendo um chinelo e eu disse “pára com isso! Que saco!” E ele repetiu, dando de dedo na cara do cachorro e gritando: “saco!”. Socorro! Cadê a mãe dessa criança! 

Não tem muito como definir o que estamos ensinando para nossos filhos, ainda mais bebês. Eles nos observam o tempo todo e não têm noção do que é legal ou não, certo ou não, e muitas vezes acabam nos imitando. É vendo a gente comer arroz e feijão que surge neles o interesse. É vendo como a gente desenha no papel que eles querem desenhar também. É mostrando boas ações que colhemos boas ações, pelo menos em teoria. 

Na prática ainda vai ter muito bebê pedindo um gole de café, curioso com os salgadinhos ultraprocessados, louco para mexer nos controles do videogame que o pai parece gostar tanto. Mas é dever nosso também tentar ter uma alimentação saudável, sermos amorosos e darmos exemplos de generosidade e gentileza. Inclusive com os cachorros.


Publicidade
^