Publicidade

Por que e como plantei minha placenta num vaso


20/set/2021 | Anielle Casagrande |

Se você achou esquisito, sangrento e até nojento, não tem problema, porque tamo junto. Eu sou vegetariana desde 2006 justamente porque tenho pavor de carne e sangue. Então por que diabos resolvi plantar minha placenta? Vem que eu conto.

Pra começar eu nem sabia direito pra que servia uma doula quando minha obstetra sugeriu que eu contratasse uma. Doulas são anjos na terra que auxiliam antes do parto, no parto e até no pós-parto. Mas pra que ter uma doula? O objetivo é ter apoio. Diferente de médicos e enfermeiros, que têm na maioria objetivos bem claros e técnicos, o foco da doula é no bem-estar emocional da mulher. Por exemplo com palavras de apoio, massagens, aromas etc. Ou seja, anjos na terra. Também têm muita informação e são especialmente importantes para quem busca um parto normal no Brasil, país onde obstetras empurram a grande maioria das gestantes para uma cesariana desnecessária (90% só na maternidade privada que escolhi), mas isso é assunto para outro dia.

E foi a doula quem me apresentou a ideia de guardar a placenta para plantar. Quando ela me mostrou alguns exemplos, vi que eram apenas vasos com flores e achei um símbolo muito bonito e inclusive muito pessoal, afinal ninguém que olha a planta sabe disso. A placenta é o único órgão temporário do corpo humano e serve para nutrir o bebê. Faz todo sentido usar ela de adubo para nutrir simbolicamente uma planta, que fica como uma lembrança física do período da gravidez. E para mim, que não ovulo, a gravidez foi algo muito importante e até meio inacreditável.

Como plantei a placenta num vaso

Eu pedi para congelar a placenta ainda na maternidade, e quando tive alta trouxe para casa já congelada. Passei por duas mudanças e ela junto sempre. Agora estamos morando em uma casa, mas optei por plantar em um vaso para poder sempre levar junto caso eu volte a morar em apartamento. A sugestão da minha doula foi plantar um jasmim, que é lindo e cheiroso, além de ter lindas flores, e foi isso que eu fiz. Só tomei o cuidado de pedir na floricultura sugestões de vasos em que ele coubesse. 

Chegando em casa, pus o bebê para dormir (nas fotos dá pra ver que eu estava de olho nele pela câmera via iPad), pus no vaso a argila expandida, depois a manta (outra opção seria fazer uma camada de areia), depois terra, depois a placenta, mais terra e a planta. Minha amiga bióloga disse que o ideal seria esperar a placenta descongelar, mas eu plantei congelada mesmo e acho que o frio não afetou as raízes da planta devido a camada de terra entre elas. Ufa, quando ele acordou já estava tudo pronto.

Pra quem ficou curioso, nunca escorreu sangue no pratinho e nunca teve cheiro ruim. É apenas uma planta, e uma planta que para mim tem um significado especial. Gasto total: 130 reais.

As calças estão gigantes porque sou a única mulher que eu conheço que perdeu 7kg com a gravidez, ignorem!

Publicidade
^