Publicidade

Leia sobre exterogestação


08/maio/2023 | Anielle Casagrande |

A teoria da exterogestação (também chamada de Quarto trimestre ou de O berço tem espinho) diz que o bebê, após nascer, ainda passa três meses (um trimestre) sem compreender que nasceu e já está separado da mãe. Ou seja, ele ainda está se adaptando ao mundo fora da barriga e precisa pela primeira vez pedir ajuda para mamar, num lugar enorme, claro e cheio de barulhos estranhos. Não importa como você chame essa fase, o importante é lembrar que o bebê é novo por aqui e as demandas são todas muito urgentes para ele. 

Li muito sobre parto e nada sobre recém-nascidos, então quando meu bebê nasceu eu não tinha ideia de como seria. Passei semanas tentando fazer meu bebê dormir longe de mim, de dia e de noite, em vários lugares diferentes. Ele chorava de um lado e eu do outro. Até que resolvi manter no colo, deixando ninho, berço, cama, rede, cadeirinha, tudo isso de lado. Li muito sobre cama compartilhada segura e slings. E foi assim, com muito colinho e mamá 24h disponível, apenas seguindo as demandas e o ritmo dele, que a gente foi se entendendo sem choro e desespero, como os mamíferos que somos. 

Mil pessoas irão te convencer a deixar o bebê sozinho no berço, ou na cadeirinha que vibra, ou onde for, enquanto ele esperneia porque quer seu colo. Escute seu coração e acolha seu bebê quando ele pedir, sempre que puder. Se ele ficar bem sozinho, comemore e aproveite para resolver alguma coisa em casa entre uma soneca e outra. Se ele quiser ficar grudado, o jeito é ficar grudado e sem culpa. Colo não vicia, colo é conforto. E dormir mamando não é associação negativa, é só gostoso mesmo.

No colo, o bebê pequeno fica tranquilo e feliz. Dorme rápido após mamar e geralmente por mais tempo do que sozinho. Cansa? Como cansa. Mas passa tão rápido. Bebê pequeno em casa é uma aventura, mas deixa uma enorme saudade. Se tem uma coisa de que não me arrependo, é de ter dado todo colo que ele me pediu desde que nasceu. 


Publicidade
^