Publicidade

60 dias de neblina, leitura obrigatória


08/abr/2021 | Anielle Casagrande | # #

Quem me segue no instagram já sabe que tenho uma verdadeira biblioteca sobre maternidade e bebês. Mas 60 dias de neblina é um livro especial, com certeza o mais especial, de toda essa nova biblioteca que se espalha por todos cômodos da minha nova casa.

São crônicas curtinhas, maioria de duas páginas, para ler no pós-parto. E eu não estaria fazendo uma resenha chamando de leitura obrigatória se não fosse exatamente isso: leitura obrigatória. Não é o tipo de leitura que vai deixar preocupada, neurótica, ou sabe deus o que. É a leitura mais leve e gostosa possível. Sequer informativo ele é, como o livro da Bela Gil. Trata-se apenas de uma leitura gostosa mesmo, não importa em que estado mental você se encontre e nem quantos meses (ou anos, na verdade) tem seu bebê.

As crônicas são sobre o dia a dia, principalmente da nova mãe mas na verdade sobre todas as mães. As novidades, angústias comuns e principalmente o encantamento com o novo bebê (encantamento que se não vier de cara, tá tudo bem). Cocô explosivo, barriga mole, vômito surpresa, casa bagunçada, louça na pia, coque de puérpera, visitas chatas e palpites mais chatos ainda, coração apertado e medo de ir ao banheiro no primeiro dia após o parto: tudo isso ela aborda com leveza e humor. Além claro das delícias do primeiro sorriso, de ver o bebê dormir, de dormir abraçada… Mas acredite, ela escreve de uma forma bem mais interessante e afetuosa do que eu faço parecer. No fim você acaba sempre com um sorriso no rosto sem perceber e a maternidade fica mais leve smile

Meu texto favorito é sobre o que chamo de horas de adulta: as horas que tenho livres para mim depois que meu bebê dorme à noite. Assim como para a autora, aqui também fica sempre a dúvida: esticar essas horas pra aproveitar e ver um filme ou ler um livro e parecer um zumbi no dia seguinte, ou dormir cedo pra acordar cedo amanhã com o bebê? Rafa, obrigada por ter escrito cada uma dessas crônicas.

Então fica aqui o apelo: se conhecer alguma grávida, já sabe. Como o livro com frete é meio caro, não precisa dar o livro, mas dê a dica de leitura mandando essa resenha. É sem dúvida necessária e importante. Toda mãe devia ganhar esse livro ainda na maternidade! Bem melhor que o bando de palpite disfarçado de interesse que ouvimos por aí, risos!

Deixo aqui exemplos de como é a leitura:

# #

Publicidade
^