Publicidade

Charutos de repolho recheados fáceis


26/nov/2019 | Anielle Casagrande | #

Se tem coisa que você acha barato em sacolão é repolho. Volta e meia aparece por R$1,50 e não tem como resistir, hehe. Um jeito de usar as folhas rapidamente (e deliciosamente) e agradar toda a família é com esses charutos recheados. Variando os recheios, não tem como enjoar ou não gostar desse prato!

Os charutos recheados, seja de repolho, folha de parreira ou couve, têm inspiração polonesa, árabe, libanesa, grega… Na verdade fui ler sobre eles na wikipedia e descobri que até em Portugal eles são um prato típico. E até na Lituânia, Alemanha, Sérvia, Bulgária, Ucrânia, Eslováquia… Ou seja, é praticamente mundial! Então dá licença que eu quero criar a minha versão também!

Uma dica boa é achar um repolho que não seja gigante. Os repolhos gigantes demoram pra cozinhar, ficam enormes, têm talos mais duros e demora bastante até você conseguir USAR todas as folhas depois de cozidas (haja criatividade!). Porém observe que nada disso é realmente um problema, é apenas uma dica mesmo. Já fiz essa receita com todo tamanho de repolho!

O ideal é cozinhar o repolho inteiro, colocando em uma panela cheia de água e deixando 5-10 minutos após ferver. Também já fiz essa receita destacando folhas e colocando na panela, mas a chance de quebrar as folhas desta forma é enorme! Na dúvida, coloque o repolho todo na panela! Outra dica é usar acelga e não repolho. Com a acelga você consegue destacar e cozinhar apenas a quantidade de folhas que vai usar, sem medo de quebrar, pois as folhas são retas.

Enquanto o repolho cozinha, prepare um molho de tomate caseiro em outra panela, e o recheio em outra. Pode soltar a imaginação que fica tudo maravilhoso. Aqui em casa já fizemos recheios de tudo:

  • arroz com carne moída
  • arroz com legumes que sobraram do almoço (um clássico!)
  • carne fatiada com cebola e cenoura (foto)
  • cogumelos com brócolis e cenoura (foto)

Lembre de ser criativo também nos temperos, variando entre salsinha, cebolinha, manjericão, tipos de pimenta etc. Também não esqueça do sal!

Destaque as folhas cuidadosamente cortando na base com uma faca. Coloque em uma bancada e recheie. Na hora de dobrar, talvez ajude cortar a parte grossa do caule, se for uma folha muito grande. Eu particularmente não ligo pra isso. Comece dobrando os cantos pro meio e depois enrole pra trás até fechar. Observe que mesmo caso a folha seja enorme, dependendo da forma como dobrar os cantos é possível deixar o repolho recheado pequeno, caso queira.

Coloque-os lado a lado no molho quentinho e sirva assim. Outra forma de servir é colocando o molho em uma assadeira, colocando os repolhos recheados, cobrindo com queijo e assando até gratinar. Neste caso, é interessante fazer um molho mais úmido.

Este post faz parte do projeto Mais Vegetais, em que falo sobre como comprar, variar e preparar vegetais. Confira todos posts aqui e saiba mais sobre o projeto aqui.

#

Publicidade
^