Publicidade

A polêmica do hambúrguer vegetariano ultraprocessado


12/nov/2019 | Anielle Casagrande | # # #

Recentemente assisti ao vivo a treta em que Paola Carosella criticava no twitter quem quer comer hambúrguer vegetariano imitando carne e acaba consumindo ultraprocessados. Fiquei totalmente do lado dela nessa polêmica e resolvi falar mais sobre isso. O contexto: sou vegetariana desde 2006 e desde janeiro de 2017 comemos em casa praticamente apenas alimentos in natura ou minimamente processados.

A treta

“Experimentei por curiosidade o ‘hambúrguer’ de plantas ‘sabor’ carne. Não é hambúrguer, não tem gosto de carne e nem textura de carne, o que é óbvio, pois não é carne. Gorduroso, pastoso, desagradável. Uma bosta ultra processada oportunista no momento de mais confusão alimentar da história”

“Sugiro o seguinte: se você quer coisas sabor carne, coma carne. Se quer comer plantas, coma plantas com gosto de plantas. E se quer parar ou diminuir o consumo de carne, o universo vegetal é gigantesco. Não se deixe enganar.”

26 de setembro de 2019

Minha opinião

Antes de tudo, uma pequena crítica. Entendo quem come ultraprocessados às vezes, seja por falta de tempo/conhecimento, seja porque é gostoso. Eu mesma acabo consumindo raramente, e confesso que não acredito muito em quem diz que nunca come ultraprocessados.. sempre penso que essa pessoa deve comer creme de leite de caixinha vez ou outra sim senhor. Então não acho certo julgar quem come ultraprocessados vez ou outra!

Outra pequena crítica. Ontem estava no mercado e meu marido quis pegar nuggets. Ele pegou uma caixa e como manda Rita Lobo, lemos a caixa. Percebemos que o produto que ele sempre pega não é frango de verdade: é frango moído, ultraprocessado, resultando num produto transgênico. Ao lado, encontramos uma caixa que continha apenas “filés de frango empanados” e sem o selo de comida transgênica. Ou seja, não é apenas o público vegetariano ou vegano que cai nas armadilhas dos ultraprocessados (inclusive imitando carne).

Já no que diz respeito a consumir ultraprocessados no lugar de alimentos in natura, eu concordo 100% com ela. Recentemente em São Paulo comemos os hambúrgueres veganos da SuperBom e postei no twitter que continuo preferindo meus bolinhos de legumes. Saber os ingredientes que estou comendo é o principal. Poder dosar o sal também. Existe uma infinidade de receitas que podem ser feitas com vegetais! Não faz sentido algum trocar carne ou vegetais por uma imitação de hambúrguer ultraprocessada.

O que me motivou a escrever esse texto foi que vi para vender hambúrguer vegetariano ontem no mercado e me assustou que cada unidade continha 610kcal e ainda era transgênico. Sinceramente? Isso não é de forma alguma um avanço para quem quer que seja!

Meu hambúrguer de grão de bico

Meus “nuggets” de inhame com cenoura

Este post faz parte do projeto Mais Vegetais, em que falo sobre como comprar, variar e preparar vegetais. Confira todos posts aqui e saiba mais sobre o projeto aqui.

# # #

Publicidade
^