Publicidade

Designer com pós em Marketing


03/mar/2015 | Anielle Casagrande | # # # #

design-marketing

Escrevi este texto para abrir um pouco os olhos dos colegas designers, já que faço pós em Marketing Digital desde metade do ano passado. Quando escolhi esta pós eu nem imaginava tudo que conheceria já nos primeiros meses. Achei que o curso seria mais voltado para publicidade e acabei aprendendo (e me apaixonando) muito mais que isso. Afinal por que é interessante para um designer estudar marketing?

Durante a faculdade me interessei muito pela disciplina de marketing, apesar de seus pesados livros e longos relatórios, elementos estranhos num curso de design. Lembro que eu ficava vidrada lendo sobre os cases e foi assim que decidi fazer um TCC usando marketing. Logo sem seguida comecei a trabalhar em agências digitais, onde vi de perto alguns setores que para mim eram um mistério e outros que eu nem sabia que existiam! Descobri o que era mídia digital e o setor de testes e publicações, aprendi que um social media tem muito mais trabalho do que parece e me apaixonei por SEO e Adwords. No meio disso tudo, comecei a perceber a importância dos setores que “preenchem tabelas e mexem com números”, bem diferente das tarefas de Design que envolvem mais criatividade e uso de softwares.

Levou algum tempo até eu compreender perfeitamente que meu trabalho como designer era só um pedacinho de tudo que oferecíamos para o cliente. Claro que eu tinha noção de que havia toda uma campanha por trás de cada peça, mas com a Pós consegui ver mais adiante ainda, para fora da agência de publicidade. Algumas pessoas dirão que sabem tudo que fazem na agência. Mas mesmo que você conheça muito bem o cliente e as peças, existem elementos do marketing que talvez você ainda não compreenda perfeitamente. Por exemplo, você faz diversos banners mas sequer conhece a ferramenta Google AdWords e a Rede Display. Ou até conhece, mas não entende direito como funciona, certo?

Antes, eu não entendia direito o motivo da produção de conteúdo em alguns sites, quando eu tinha que fazer o material de divulgação. Hoje entendo melhor estes elementos e sei da importância, por exemplo, de conseguir um mailing selecionado ou mesmo divulgar produtos no blog institucional de uma empresa junto de uma receita. Trabalhando com front-end também passei a compreender na prática a importância de otimizar código e uso de imagens, arquitetura da informação, google webmaster tools e conteúdo nos sites. Sem falar nos relatórios, que de repente viraram tão importantes para saber o que está acontecendo, seja no Google Analytics, seja no Facebook Insights. Não acho que todo designer tem que ter este conhecimento, mas acho que entender o que você está fazendo e o motivo claro daquilo é incrível e dá outro ponto de vista sobre o trabalho.

Já para o setor de marketing, acho interessante o conhecimento de design também. Vejo que além de sermos profissionais versáteis e criativos por natureza, temos um enorme leque de ideais para propor. Além de tudo que já vimos por aí nas agências, premiações, sites e publicações, temos nossa experiência na área. Sem falar que conhecemos as peças na prática e sabemos como relacioná-las!

# # # #

Publicidade
^