Publicidade

Pai não amamenta, mas…


19/abr/2023 | Anielle Casagrande |

Eu ando revoltada. Sim, revoltada. Recebo mensagens diariamente de mulheres desesperadas porque os parceiros não fazem o mínimo no cuidado com os filhos. Mesmo aqueles que adoram postar foto com o filho e falar sobre paternidade por aí. Parece que a maioria esmagadora dos homens ainda não percebeu que tem um papel importante a cumprir quando vira pai. 

Uma vez fui visitar um bebê pequeno e percebi que a mãe estava exausta. Perguntei pro pai se o bebê estava dando muito trabalho. Ele respondeu que a vida dele continuava normal, já que ele não podia ajudar em nada porque não amamentava. Percebi que além de cuidar do bebê, a mãe também estava cuidando da casa e das refeições sozinha. Na época eu não era mãe então não soube nem o que responder. Isso faz muitos anos e estou com a resposta entalada na garganta até hoje. 

Pai não amamenta, mas pode passar um café, lavar uma roupa, fazer um almoço, organizar o armário, dar banho, trocar fralda, fazer dormir, marcar o pediatra e as vacinas, ver se precisa comprar roupas, fralda, remédios, vitaminas e sapatos para o bebê, cuidar e levar o bebê dar uma volta pra mãe descansar, lavar uma louça. A lista é imensa. Aliás, aqui em casa quem acolhe o bebê de madrugada desde que ele nasceu é o pai. Ele só me acorda quando o bebê pede pra mamar e só ninar não resolve. Sem falar que o pai também pode combinar de oferecer uma mamadeira de madrugada pra mãe poder dormir. 

Outra coisa que dá pra fazer como pai para aliviar a carga na mãe é estudar. Sim, estudar. Ler sobre bebês, amamentação, sono, introdução alimentar, criação amorosa e respeitosa, doenças comuns em bebê e até sobre vacinas no particular. Por que adivinha? Além de cuidar do bebê e da casa, tudo isso também vai cair na mãe.


Publicidade
^