Publicidade

Retrato de um puerpério


13/jan/2022 | Anielle Casagrande | #

Gosto dessa foto minha amamentando no auge do meu puerpério (pós-parto), quando meu bebê tinha apenas um mês. Já eram 18h, eu estava de camisola e de banho tomado. Os cabelos molhados e despenteados. Do lado esquerdo uma garrafa de água e meu celular numa mesinha e uma fraldinha de pano no braço da poltrona. No apoio dos pés um monte de comida árabe vinda de delivery. E as cortinas fechadas de fundo, pra fechar o retrato do que foi meu puerpério.

Quando são pequenos, os bebês passam o dia mamando e dormindo, às vezes inclusive ao mesmo tempo. Então nada mais natural que esse retrato fosse dele mamando. E se observar bem, vai ver que com uma mão estou ajustando a pega, afinal esse negócio de amamentar ainda era novidade pra nós. 

Tempo pra cozinhar com recém nascido em casa? Não tinha muito, não. Quem salvou na maioria dos dias foram a granola pronta de mercado, o feijão congelado e o delivery. Olhando agora vejo que a comida árabe foi uma excelente escolha: dá pra comer com as mãos, rapidinho, entre um cuidado e outro com o bebê. E ainda me parece uma opção super “comida de verdade” e saudável! 

A fraldinha de pano está sempre em cena, visto a quantidade de vezes que o bebê vomita um restinho de leite e isso é normal. Água também não pode faltar para a puérpera, afinal amamentar dá uma sede danada até hoje. Só me dá desespero duas coisas nessa foto. As cortinas fechadas, coisa que mantive na casa toda por muitos meses e me deprimia horrores; e o bebê estar de barriga pra cima e não de barriga colada na minha. Mas tudo bem, a gente estava se ajustando e se conhecendo ainda.

Na época odiei e tive vergonha da foto. Hoje tenho saudades, não de aprender a amamentar porque foi terrível, mas de ter um bebê pequeno e da sensação de estar me apaixonando por alguém tão fofinho que acabei de conhecer.

#

Publicidade
^