Publicidade

Explique para o bebê


30/jul/2022 | Anielle Casagrande |

Eu sou da teoria que devemos conversar e explicar tudo para o bebê por menor que ele seja. Acredito que assim ele vai entendendo aos poucos, até que um dia ele vai realmente entender completamente o que foi dito. De pouco em pouco, palavra por palavra, lentamente um dia chegamos lá e nos faremos entender.

Ainda me lembro quando ele era muito pequeno e eu precisava me ausentar. Eu sempre dizia “tchau, a mamãe já volta”. Claro que por meses ele não entendeu, mas eu falava mesmo assim. Com o passar do tempo, de um dia pro outro, de repente ele passou a entender. Acredito que no começo ele entendia apenas o tchau, mas logo começou a entender a frase completa. Mamãe vai, mas ela volta.

Qual não foi minha surpresa ontem quando comentei com meu marido que estava pensando em parar de oferecer o peito direito para o bebê mamar, porque está machucado. Meu marido disse pra simplesmente esconder embaixo da blusa. Eu disse que achava melhor tentar conversar com o bebê de 20 meses pra ver se ele entenderia.

Meu marido insistiu que ele não iria entender que o peito estava doente, que ele era muito pequeno. Até concordei, mas falei que ia começar a explicar aos poucos até ele entender. Ainda estava conversando com meu marido quando o próprio bebê passou a mão carinhosamente no meu peito direito, disse tchau, deu tchauzinho e mandou um beijo, se despedindo. 

Naquele momento ficou nítido para nós dois que ele estava entendendo toda nossa conversa. Ele já sabe o que é peito, o que é doente, o que é não mamar e também sabe que ele é “o bebê”. Ele associou tudo que foi dito e entendeu por completo. Confesso que estou chocada até agora. Com certeza valeu a pena ter conversado sempre com ele desde bebê.


Publicidade
^