Publicidade

Como ter boa alimentação no pós-parto


09/fev/2021 | Anielle Casagrande | # #

Resolvi contar minhas artimanhas para manter uma excelente alimentação no pós-parto. As coisas acabam ficando corridas por mais bonzinho que seja seu bebê (meu caso), então achei bom listar aqui algumas dicas que podem salvar outras mães no puerpério.

Minha alimentação ficou bem bonitinha por causa da diabetes gestacional. A gravidez acabou mas os bons hábitos ficaram. Me acostumei com a nova alimentação e vou manter assim, mas sem o stress que era ficar medindo glicemia 4x por dia e sentindo culpa por tomar mais de meia xícara de leite ou comer mais que meia banana. Resumindo, eu tento comer sempre pratos bem completos e equilibrados, o que na verdade todo mundo deveria fazer, com ou sem diabetes. 

Os pratos deveriam ter (mas claro que nem sempre tem): proteína, legume, salada, carboidrato e grãos. Essa divisão é para você se organizar, e não para ficar chamando batata de “carb” e se enchendo de culpa porque comeu mais “carb” que devia, risos. Maternidade tem que ser da ordem de possível e sem neurose, por favor.

Ovo de hotel, macarrão com funghi e seleta a vácuo, salada de alface e tomate

Proteína

Basta cozinhar um ovo, fazer um ovo mexido, fritar um bife, descongelar um tofu no microondas (conhece o tofu cremoso?), colocar uns franguinhos na fritadeira elétrica. Tudo isso é bastante prático e rapidinho. Eu particularmente sou amante dos ovos. Se for cozido então, nem panela suja vai ter depois. 

Meu ovo favorito, que chamo de ovo de hotel: coloca manteiga, depois o(s) ovo(s), mexe como ovo cozido e quando está quase pronto vai pondo leite aos poucos e mexendo. Fica super cremoso!

Carboidrato

Comprei alguns pacotes de comida pronta a vácuo no mercado: batata salsa, arroz 7 grãos, batata doce, aipim… O preço é bom, vem sem sal e basta jogar na panela. Na hora do desespero é bom ter uns pacotes em casa, para só colocar na panela com sal e manteiga, por exemplo.

Também gosto de fazer uma polenta, macarrão ou arroz já para vários dias quando dá. Ontem mesmo o bebê dormiu e no meio da tarde fiz polenta na pressão já para dois dias! Outra dica: arroz (prefira sempre integral) congela super bem.

Legumes

Um jeito legal de comer legumes é misturando com o carboidrato, proteína, salada ou grãos. Exemplo: arroz com vagem, feijão com cenoura, ovo mexido com chuchu, macarrão com espinafre, alface com tomate. Também tenho lá minhas artimanhas de preparar um refogado rápido para qualquer um desses legumes. Acho uma delícia apenas os legumes na manteiga.

Mas a melhor opção que achei para salvar meu pós-parto foram as seletas de legume mesmo, seja a vácuo, seja congeladas. Vai direto pro macarrão, pro ovo ou pra frigideira com manteiga e um salzinho. Sobre as seletas, existem várias misturas diferentes no mercado (principalmente de congelados), então não enjoa nunca. Além dos legumes congelados sozinhos, como couve flor, espinafre, cogumelo…

Salada

Assim que comprar, já lave e guarde em um pote com tampa na geladeira. Eu nem sempre lembro de fazer isso, mas mesmo assim é uma ótima dica. Outra dica é tentar sempre variar a salada e o tempero para não enjoar.

Grãos

Parece complicado mas não é: lentilha cozinha em menos de dez minutos na pressão, grão de bico em uns vinte, feijão se você lembrar de deixar de molho também é jogo rápido… mas o grande segredo é usar o congelador! Quando faço lentilha ou feijão já faço bastante para congelar. Pode congelar com ou sem temperos, mas eu prefiro com. Descongelo tudo no microondas e pronto! Ainda na gravidez congelei 1kg de feijão e olha, foi a melhor coisa que fiz.

Outra opção é comprar no mercado pacotes a vácuo ou caixinhas de feijão já cozido apenas com água e sal, e finalizar em casa com temperos na hora de comer. Porém o preço apesar de baixo, é super mais alto que cozinhar e congelar você mesma, que é algo tão prático. De qualquer forma, é bom ter sempre uns em casa. E cuidado para não comprar comida cheia de sódio, como a maioria dos grãos de bico e ervilhas prontos.

Apenas feijão e água!

Outra ideia é fazer bolinhos (o que nós vegetarianos chamamos de hambúrguer por causa do formato) de lentilha, feijão ou grão de bico e ter sempre congelados. Eu faço super rapidinho e depois de congelados é só levar direto para uma frigideira com uma gotinha de óleo. Pra quê mais prático?

Resumindo, o congelador é melhor amigo da mulher no pós-parto. FIM!

# #

Publicidade
^