Publicidade

Bésame mucho, dica de livro


09/fev/2022 | Anielle Casagrande | #

Esse livro é super famoso por falar sobre criação com apego, amor, carinho e respeito. Mas o mais interessante nele, na minha opinião, é ser um médico falando de apego, e não uma mãe ou um psicólogo. O livro foi escrito pelo Dr González, que é espanhol.

Para quem é mais sensível como eu, um alerta: o livro tem muitos trechos onde exemplifica o jeito maldoso como a maioria das famílias trata as crianças, dizendo que são manipuladoras, maldosas, mentirosas, birrentas, do contra e manhosas. Sendo que o livro deixa claro que crianças não são nada disso, e sim apenas crianças e são naturalmente boas. É preciso mudar o olhar que existe sobre a infância. 

O livro relata muitos momentos em que crianças são tratadas de formas que dificilmente adultos seriam tratados, mas quando é com os pequenos é considerado normal. Por exemplo, quando são tratadas com punições ou contrariadas a propósito só para o adulto “mostrar quem manda”, quando são incompreendidas por estarem tristes ou frustradas e quando são chamadas de egoístas quando se negam a dividir com um estranho na praça algo que é importante para elas. 

É um livro maravilhoso para entender como funcionam as relações com crianças e seu modo de ver o mundo. Também considero importante para lembrar que criança também é gente e merece respeito. Você bateria no seu colega de trabalho para mostrar que não concorda com ele? Contrariaria sua esposa a propósito só para lhe causar mal e mostrar quem manda? Obrigaria seu irmão a fazer coisas que para ele não fazem sentido como emprestar seu celular para um estranho na pracinha? Por que tudo isso ainda é aceito contra crianças indefesas e justamente vindo de quem deveria ser fonte de segurança para elas?

Sobre o apego, o livro usa diversos estudos e embasamento histórico sobre o ser humano e outros mamíferos. Por exemplo, ele explica que o colo e a cama compartilhada sempre foram importantes na história do ser humano, e não deveriam ser mal vistos. Meu Deus, esse livro é maravilhoso. Ajuda a entender melhor as crianças e suas necessidades e aceitar que não são pessoas más nem manipuladoras. Recomendo demais!

#

Publicidade
^