Publicidade

Uma ação de marketing apaixonante


04/nov/2014 | Anielle Casagrande | # # #

foto-klm-tag-1024x658

Isso faz uns quatro ou cinco anos. A KLM, empresa de aviação holandesa de quem sou fã, fez uma ação gratuita exclusiva no Facebook. Você deveria selecionar uma foto postada em seu perfil ou enviar uma nova e montar uma tag de bagagem. De um lado, você aplicava a foto como desejasse. Do outro, você colocava seus dados como nome completo, endereço e e-mail. Em seguida você receberia em sua casa duas tags. A campanha foi genial e lembrem que isso foi lá por 2010, quando muitas pessoas sequer faziam compras pela internet. Claro que eu não acreditava que receberia o mimo no Brasil e ainda mais gratuitamente, mas recebi!

Só nos primeiros dias, foram quase 8 mil pares de tags feitas e enviadas para qualquer endereço no mundo. O que muitos acreditavam ser uma campanha boba, acabou virando uma mania mundial. Claro que eles repetiram a promoção nos anos seguintes. As pessoas adoraram desfilar com suas próprias fotos nas tags, ainda mais impressas em plástico duro e com aparência profissional. Eu, por exemplo, deixo uma na mala de viagem e trabalho com a outra sempre na minha mesa. Isso mesmo: esta foto me acompanhou em todos meus estágios e empregos desde aquele dia.

As pessoas acabavam puxando assunto e eu contava sobre a ação: claro que sempre acabávamos falando da KLM. Trabalho há cinco anos olhando para a marca da KLM e meus colegas também. Sem falar que nas minhas últimas viagens para a Alemanha voei com eles. Alguns dirão que a KLM nos deu tags de bagagem. Eu diria que a KLM me deu um motivo para carregar a marca deles por aí!

Às vezes uma ação muito simples pode trazer um retorno muito melhor do que o esperado. Quantas outras pessoas do mundo todo estão carregando esta tag em malas ou de outras formas como eu? Será que eles esperavam que essa ação gerasse um apego tão grande por parte das pessoas? Quantos outros brindes as pessoas estão usando e fazendo diversas marcas “rodarem” por aí? Será que há muitas pessoas apegadas a outras ações de marketing como eu? wink

mesa-trabalho

# # #

Publicidade
^