Publicidade

50 tons de cinza no cinema


24/fev/2015 | Anielle Casagrande | #

50-tons-cinza-critica-mulher-submissa-1024x5631

Já estou sabendo de algumas polêmicas envolvendo 50 Tons de Cinza, mas decidi escrever sobre a experiência de assisti-lo no cinema. Fui vê-lo na quinta-feira após a quarta-feira de cinzas e logo na fila percebi, como era de se esperar, o número exagerado de mulheres. Elas chegavam aos bandos, dando risadinha e mexendo nos celulares. Dentro do cinema o que mais me surpreendeu não foi o filme e sim a reação das espectadoras.

Atrás de mim estava um grupo de cinco mulheres na faixa dos cinquenta anos. Na frente, um grupo de umas dez mulheres nada silenciosas comiam pipoca e comentavam o filme deliberadamente. Dos lados, por incrível que pareça, eu também estava cercada de pequenos bandos de espectadoras, quase todas acima dos quarenta. Isto me lembrou quando eu era criança e íamos em grandes grupos ver os lançamentos da Disney no cinema. Comentávamos o filme todo, tamanha era a excitação, e vibrávamos quando aparecia na telona a Dot do Vida de Inseto. Nada impedia que adolescentes e adultos fossem ao cinema, mas não podemos negar que eles eram uma minoria e deviam se adaptar ao público infantil, com suas risadas e comentários altos e sinceros. Pois bem, foi exatamente isso que presenciei vendo 50 Tons de Cinza. Ouvi os comentários mais engraçados e esdrúxulos e morri de rir com cada um deles. Mulheres que sequer se conheciam começaram a debater o filme em voz alta (-gente, eu daria tudo pra andar de planador -eu também!), rir juntas e se chocar também. Nunca vi tamanha interação na plateia. Por mais que seja um filme um pouco abusivo, não podemos negar que TODAS aquelas mulheres estavam em completo êxtase! E ainda: conhecidas ou não, estavam todas JUNTAS neste momento!

O filme é nitidamente feminino. Ele mexe com os ideais e desejos femininos. Por mais brega que seja, as mulheres suspiravam em coro ao ver os personagens passeando de helicóptero ou com a mocinha recebendo a visita do mocinho de surpresa a todo momento. Imagino meu marido dando uma gargalhada nessa hora e perguntando se isso é SEXY para alguém. Pois bem, querido, você precisava estar nesta sala de cinema! Pense que poucas mulheres têm o hábito de assistir filmes eróticos e na verdade o mercado feminino destes filmes não é vastamente explorado. Você consegue imaginar uma sala de cinema lotada de mulheres curiosas com um filme erótico feminino, assistindo todas juntas? Você já viu isto antes? Será que nossas mães e avós iriam, seja anos atrás, seja atualmente, ao cinema ver um filme erótico feminino junto a diversas outras mulheres? Você percebe que todas estas mulheres no cinema estavam de certa forma quebrando um tabu?

Algumas pessoas querem saber se eu acho o filme abusivo. Na minha visão, além da submissão sexual (que eu não sou contra, acho que cada um tem mais é que buscar o que lhe dá prazer), esquecemos que há muitas mulheres por aí sendo submissas em outros aspectos em seus relacionamentos, o que me deixa muito mais triste que ver um casal com um fetiche secreto.

#

Publicidade
^