Publicidade

Quanto custa reformar apartamento antigo?


14/maio/2014 | Anielle Casagrande | # #

2-reformar-apartamento-valeapena

No início nossos pais acharam estranho que nós estivéssemos apaixonados por apartamentos tão antigos. Nesses dois anos visitamos todo tipo de apartamento e bairro, mas foi inevitável: só nos apaixonamos pelos antigos no centro. O veredicto final foi quando visitamos três apartamentos de conhecidos que compraram imóveis antigos reformados no centro. Era exatamente o que desejávamos! No começo não tínhamos nem ideia do valor de uma reforma deste tamanho…

Os apartamentos novos via de regra tem menos de 70 metros quadrados, com minúsculos quartos, salas e cozinhas. Mas algumas pessoas têm, por exemplo, o sonho de ter um belo escritório, uma biblioteca e uma cozinha grande. Logo de cara percebemos uma série de dificuldades que teríamos que enfrentar para ter um apartamento como sonhamos. Já no primeiro apartamento antigo que visitamos e amamos (metade dos cômodos com vista para praça Osório e outra metade para rua quinze, em Curitiba) não tinha vaga de garagem e o elevador era assustador, o que explicou o preço extremamente atraente. Nos próximos que visitamos percebemos que além de garagem e elevador, havia problemas com infiltração, gás e fiação elétrica. Antes de comprar o nosso apartamento, fizemos um orçamento de reforma e percebemos que o preço valia MUITO a pena, já que um apartamento antigo custa metade do valor de um mais novo com mesma metragem e localização.

Pegamos nosso apartamento em abril, depois de quatro meses de espera. Nunca havíamos visto qualquer problema nele, parecia muito perfeito para ser verdade. Com o tempo fomos vendo que havia sim os problemas que já listei, como qualquer outro apartamento antigo. A dor de cabeça e o valor da reforma valem a pena? Repito: sim. A não ser que você possa pagar um mais novo que encaixe nos seus sonhos. Nós optamos por reformar um apartamento antigo enorme no centro histórico de Curitiba! Estamos adorando a experiência de deixá-lo como desejamos e espero que eu possa ajudar mais pessoas com este texto.

Gás: fique atento: os aquecedores antigos não tinham tantos dispositivos de segurança. Agora temos água quente com segurança em todas torneiras da casa e na banheira. Contei que temos uma banheira com hidro? Parece um sonho. Algumas pessoas precisarão trocar a tubulação do gás, porque nos apartamentos antigos ela pode estar corroída, o que percebe-se facilmente pelo cheiro de gás. Um aquecedor novo com instalação custa entre mil e dois mil reais. Tem coisa mais gostosa que banho de banheira a gás? bigsmile

Luz: é bom conferir se a fiação não precisa de uns retoques para modernizar os fios. Alguns problemas com a potência dos eletrônicos podem ser resolvidos simplesmente instalando novos disjuntores! Com dois mil reais é possível resolver grande parte destes problemas.

Água: você talvez passe por problemas com infiltração. Quem causa o problema que deve solucioná-lo: reze para que não seja você o culpado. Outro problema dos apartamentos antigos é a divisão por igual da conta de água. O mais justo seria dividir pelo número de moradores, mas tudo bem, isso não sai tão caro na maioria dos meses.

Piso de taco: sabe aquele piso de madeira lindo? Se seu piso estiver feio, com cerca de dois a três mil reais você pode mandar lixar, nivelar e envernizar deixando-o brilhando como novo. Acho difícil existir um piso mais bonito que este. E você deve saber que o piso de madeira além de lindo é eterno!

Cupim: o terror dos imóveis antigos. Nos casos mais graves é necessário trocar todos os rodapés, vistas e caixilhos das portas por produtos anti-cupim. Esta acaba sendo a parte mais cara da reforma, dependendo do tamanho de seu imóvel. Sai cerca de cinco a dez mil reais para ter tudo novinho em folha, mas na maioria dos casos não é necessário.

Janelas: na hora de trocar as janelas você pode encarar um problemão que é encomendar janelas sob medida. Ou você já viu janelas de 3 a 4 metros de largura para vender nas lojas de materiais de construção? Isso pode sair bem caro dependendo de suas exigências. As janelas gigantes são a parte que mais amo no meu apartamento: ele é bem iluminado o dia inteirinho! Com menos de 2 mil reais troquei as 4 janelas principais do meu apartamento.

Garagem: achamos finalmente um apartamento com uma bela garagem! O importante é achar um apartamento com vaga de garagem fixa (jamais rotativa) e que não seja “presa” atrás de outro carro.

Elevador: nosso prédio não tem elevador, mas nossa escada é aberta, ampla e espaçosa. Tem corrimão dos dois lados e meus avós subiram e desceram sem problemas. Gostamos também que cada andar tem três pequenos lances de escada, e não um lance direto. Entre cada lance, há um espaço amplo.

Taxa de condomínio: geralmente é muito mais barata por não envolver muitos funcionários nem muito uso de água/luz nos espaços comuns. Prepare-se para economizar horrores com a conta do condomínio!

Espaço: apartamentos antigos têm espaço de sobra em todos os ambientes. Quartos com espaço para cama, criados-mudos, sapateiras e dez portas de guarda-roupas. Cozinha com espaço para tudo que uma cozinha deve ter: até para a câmera, hehe. Se você decidir pintar tudo isso pode sair um pouco caro (na faixa de 3-5 mil reais). Por fim é só mobiliar sem se preocupar com medidas minúsculas bigsmile

cozinha-reforma

barrica-de-carvalho

trocando-portas

trocando-rodapes

reforma-piso-synteco

Janelão de 4m da sala

Janelão de 4m da sala

Minha avó surpresa com a janela de 4m da lavanderia. Detalhe para o aquecedor a gás antigo à esquerda.

Minha avó surpresa com janela de 4m da lavanderia. Detalhe para o aquecedor a gás antigo à esquerda.

# #

Publicidade
^